conectando filosofia, ciência e tecnologias para a coviabilidade
Big data, sínteses transdisciplinares e inovações socioecológicas
Vivemos em um mundo no qual os ecossistemas, as sociedades e as economias estão em profundas mudanças. No mundo natural, mudanças climáticas e o colapso de ecossistemas inteiros nos alertam que precisamos intensificar nossos esforços de superação da crise ambiental. Por outro lado, no mundo da ciência e tecnologia, ferramentas extraordinárias, tais como a inteligência artificial e uma quantidade sem precedentes de dados podem ser articuladas em ferramentas de e-Science sob abordagens de Ciência Aberta para viabilizar soluções inovadoras reconciliando natureza, sociedade e economia.
O enfrentamento da crise socioambiental só poderá ser realizado com a profundidade e consistência necessária caso saibamos aproveitar o potencial, ainda muito subutilizado, das tecnologias da informação para realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Conforme compreendemos com mais profundidade as múltiplas mudanças em curso no mundo natural e as tendências e ferramentas emergentes no mundo digital, fica clara a percepção de que precisamos reinventar a nossa forma de fazer Ciência.
Um aspecto fundamental dessa era em que vivemos é que a magnitude das mudanças causadas pelos seres humanos nos ecossistemas atingiu um nível sem precedentes, o que levou os cientistas a definirem uma nova época geológica e biogeográfica, denominada Antropoceno. Embora essa compreensão tenha inicialmente emergido no âmbito das Ciências Naturais , ela agora se desdobra em múltiplas leituras transdisciplinares sobre a era dos humanos na Terra.
Antropoceno
Uma nova época geológica e biogeográfica na qual as atividades humanas são a principal força moldando os processos biológicos e geoquímicos no Planeta Terra, com consequências amplas para hunanos e não-humanos (veja Ellis 2015 e referências incluídas).
Coviabilidade: um conceito-chave para aplicação da e-Science à Sustentabilidade
A aplicação das tecnologias da informação para moldarmos as propriedades fundamentais de bioeconomias resilientes requer como base um conceito de sustentabilidade que faça frente ao desafios do Antropoceno. O conceito-paradigma de coviabilidade socioecológica é o alicerce filosófico sobre o qual estabelecemos uma abordagem transdisciplinar conectando as Ciências da Informação e da Sustentabilidade. A ideia de coviabilidade tem como suposição central a coexistência persistente e funcional entre humanos e não-humanos em socioecossistemas resilientes. Portanto, pensar estratégias de coviabilidade requer necessariamente a síntese de informações e o delineamento de estratégias com um foco transdisciplinar e integrador sobre os processos ecossistêmicos e a inclusão social e produtiva.
Um foco integrado sobre o tripé fundamental da coviabilidade – natureza, economia e sociedade – é o ponto de partida para a síntese de conhecimento a partir de grandes conjuntos de dados ( big data), subsidiando aplicações genuinamente inovadoras. Em outras palavras, o paradigma de coviabilidade é um norte filosófico para navegarmos em um mar de informação e assim construirmos indicadores sociais, econômicos e ambientais úteis tanto para a tomada de decisões como para a criação de inovações sociais, econômicas e ambientais.
Big data e transdisciplinaridade: referências para pesquisa, governança e educação ambiental na era da Informação
Nosso projeto foi concebido para conectar os mais recentes avanços da Ciência da Informação com a emergente Ciência da Sustentabilidade. Dessa forma, o DATAPB foi proposto como uma cyberinfraestrutura e uma comunidade de pesquisadores, gestores, professores e lideranças comunitárias engajados na construção de inovações socioecológicas voltadas à transformação territorial. Em nosso portal, você pode explorar nossos referenciais teóricos, dados abertos, ferramentas tecnológicas e projetos demonstrativos.
Quanto aos referenciais teóricos, destacamos como pontos de partida a confluência dos seguintes paradigmas que você pode explorar com mais profundidade ao clicar nos links abaixo:
- Ciência Aberta e e-Science
- Princípios FAIR e dados abertos
- Coviabilidade Socioecológica
- Princípios promotores da resiliência socioecológica
- Governança Adaptativa
Quanto aos nossos projetos demonstrativos e ferramentas tecnológicas a ele associadas, sugerimos que você visite nossa página-guia para projetos e ferramentas do DATAPB para uma visão detalhada e links de acesso.
+Antropoceno
A crise ambiental da perspectiva
das Ciências Humanas
Clique sobre o ícone vermelho para iniciar vídeo e áudio em uma janela destacada.
Alyne Costa (UFRJ)
Vencedora do Prêmio CAPES de Teses
Cosmopolíticas da terra: modos de existência e resistência do Antropoceno
Gravação de palestra apresentada no Fórum Permanente de Sustentabilidade do Campus IV da UFPB (2020).