Um futuro 
coviável
 
começa na
sala de aula

A cultura de sustentabilidade depende da Educação

Entendemos a construção social da sustentabilidade como um processo abrangente de transformação cultural que requer novas abordagens de Educação Ambiental abrangendo big data e síntese de conhecimento. Tais abordagens inovadoras requerem colaborações entre universidades e escolas públicas para desenvolver e ampliar projetos de sustentabilidade envolvendo os diferentes segmentos da sociedade.


território

A territorialização da Educação Ambiental é um pressuposto central da nossa abordagem. Buscamos conectar a universalidade do debate sobre sustentabilidade com os contextos sociais, econômicos e ambientais locais.

ciência de dados

Na era da informação, os educadores são desafiados a desenvolver na educação básica as competências e habilidades requeridas para a formação de cidadãos críticos e tecnicamente preparados para lidar com big data. 

cidadania

A articulação entre uma Educação Ambiental territorializada com uma sólida visão de princípios democráticos e éticos é fundamental para a formação de cidadãos preparados para o século XXI.

projetos-piloto

O DATAPB Educação Ambiental atua no estado da Paraíba promovendo a formação de professores e a produção de práticas de ensino voltadas à sustentabildiade..

Reflexão baseada em informação

Ligando a pedagogia crítica com a
ciência quantitativa

Um dos principais desafios para a Educação no século XXI é a formação de cidadãos capazes de processar, sintetizar e interpretar grandes volumes de informação, usando-a de forma sábia, ética e criativa. Nesse contexto, precisamos promover a transdisciplinaridade que conjuga filosofia, ciência quantitativa e ética desde a Educação Básica.


Metodologias ativas, protagonismo juvenil e big data

Professores e estudantes engajados na coprodução de conhecimento

Na sociedade da informação, todos podem pesquisar, sintetizar informação e produzir conhecimento. Fomentamos a visão de que a pesquisa quantitativa é uma competência que pode e deve ser trabalhada desde a Educação Básica.

Colocando em prática a filosofia com ciência e cidadania

Educação ambiental para além da escola via projetos amplificadores

A concepção e realização de práticas de Educação Ambiental territorializada no contexto de comunidades, igrejas, empresas e outras organizações sociais contribui para o florescimento de uma cultura de sustentabilidade.