conectando conhecimento e democracia com ciência e inovação social

Formando cidadãos protagonistas da era da informação

Ao longo dos últimos anos, fomos surpreendidos pela dimensão antes inimaginável que tomaram variados tipos de negacionismos da Ciência e a propagação de fakenews sem o mínimo lastro no conhecimento científico. Esse fenômeno foi impulsionado pela universalização do acesso à Internet e, particularmente, pelo amplo uso de redes sociais cuja estrutura de interações entre usuários é fortemente modularizada, gerando reforços positivos de opiniões baseadas em “memes” e outras fontes de informação superficiais, ambíguas ou simplesmente erradas cientificamente. A profundidade do impacto negativo das fakenews sobre os mais diversos aspectos da vida social nos alerta sobre a urgência de promovermos inovações na educação básica para formação de cidadãos que possam lidar com os desafios e oportunidades da era da informação, articulando pensamento crítico e habilidades de organização, síntese e interpretação de dados quantitativos. 

Pedagogia Crítica

A Pedagogia Crítica é uma filosofia educacional ampla que abrange diferentes autores e linhas de pensamento unificadas por princípios e abordagens que visam estimular os estudantes no desenvolvimento de consciência ampla sobre a relação entre conhecimento e poder, fomentando científica, técnica e eticamente sua autonomia para proposição de ações construtivas e transformadoras da realidade (veja Ribeiro 2016).

Co-costruindo um repositório de práticas de ensino combinando e-Science e Educação Ambiental territorializada

No DATAPB, desenvolvemos um projeto-piloto de Educação Ambiental territorializada, voltada à formação de professores para aplicação de dados quantitativos sobre aspectos ambientais, sociais e econômicos de seus municípios e regiões para fomentar simultaneamente a inserção da pesquisa quantitativa como instrumento de ensino-aprendizagem desde a educação básica, em associação com abordagens de pedagogia crítica que fomentam a análise aprofundada de diagnósticos da realidade visando a proposição de atitudes construtivas para transformá-la positivamente. Buscamos construir um repositório aberto de práticas de ensino sobre sustentabilidade construído sob essa abordagem, de forma que os esforços em andamento no litoral norte da Paraíba possam ser gradualmente multiplicados em todo o estado. Saiba mais aqui.

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