Uma proposta de pesquisa participativa voltada à governança sustentável
Foi realizada no dia 24/02/23 a apresentação da proposta de pesquisa participativa Futuro Coviável – um projeto-piloto do DATAPB. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA-UFPB), ao qual o DATAPB está vinculado, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). No encontro, realizado no Centro de Visitantes da APA da Barra de Mamanguape/ICMBio, foram apresentados os princípios norteadores e as abordagens metodológicas e tecnológicas do projeto DATAPB. Também foi apresentada a proposta do Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabilidade IDEAL, aprovada pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e que tem o contexto do DATAPB e o litoral norte da Paraíba como um de seus estudos de caso.
Participaram do encontro lideranças comunitárias da Barra de Mamanguape, guias de ecoturismo, gestores de instituições locais e também lideranças e professores indígenas que vieram da Terra Indígena Potiguara para conhecer a proposta. Detalhamos a seguir os principais pontos apresentados e os encaminhamentos pactuados para a continuidade da co-construção do projeto de pesquisa participativa Futuro Coviável.
Apresentação da proposta de pesquisa participativa Futuro Coviável ocorreu no Centro de Visitantes da APA da Barra de Mamanguape/ICMBio. Foto: Tarcianne Oliveira (PPGCB-UFPB).
Abordagem proposta
Foram inicialmente apresentados os princípios norteadores da proposta, sobre os quais você pode saber mais clicando nos links abaixo:
- Coviabilidade socioecológica como conceito-paradigma para a sustentabilidade;
- Ciência Aberta, buscando fazer o processo de co-produção do conhecimento transparente, inclusivo e acessível, com uso de ferramentas de e-Science (infra-estruturas e ferramentas computacionais apropriadas para processamento e análise de grandes conjuntos de dados);
- Pesquisa participativa voltada para a governança em rede e co-construída juntamente com as comunidades em sua concepção, realização, publicação e potenciais aplicações.
- Co-construção de indicadores de coviabilidade com base nos princípios promotores da resiliência de socioecossistemas diversos, funcionais e justos.
Próximos passos
Foram pactuados os seguintes passos para a continuidade do processo de co-construção da proposta:
- Reapresentação da proposta-convite para um público ampliado, também no Centro de Visitantes da APA Barra de Mamanguape/ICMBio, a a ser realizada entre Abril e Maio de 2023, para garantir maior representatividade da diversidade de pessoas e organizações interessadas em participar da pesquisa participativa;
- Apresentação da proposta para conhecimento e avaliação preliminar do Conselho de Lideranças Indígenas Potiguara, a pedido dos indígenas interessados em participar da co-construção da proposta;
- Workshop para co-construção da abordagem metodológica para definição de indicadores de coviabilidade, organizações e pessoas envolvidas em cada etapa, recorte geográfico do estudo, dentre outros aspectos relevantes para o planejamento e implantação do projeto, ao final do primeiro semestre de 2023;
- Formalização do projeto de pesquisa participativa “Futuro Coviável” para apreciação por todas as instâncias institucionais pertinentes, incluindo o Comitê de Ética em Pesquisa/Plataforma Brasil, ao longo do segundo semestre de 2023.