educação, ambiente e território na era do big data

Coprodução de sínteses quantitativas para uma Educação Ambiental crítica e territorializada

A ciência transdisciplinar supõe a integração entre diferentes disciplinas a partir de conceitos-paradigma unificadores, a partir dos quais cientistas com diferentes formações podem promover sínteses de conhecimento que geram abordagens de pesquisa inovadoras para questões universais. A aplicação de sínteses de conhecimento científico, que se iniciam como diálogos na interface entre disciplinas distintas, são um potente catalisador de inovações que se propagam gerando conexões criativas entre distintos setores da sociedade. se alinhada com a coprodução e aplicação de sínteses, a Educação Ambiental pode amplificar seu potencial como mecanismo promotor das amplas transformações culturais e socioprodutivas que a sustentabilidade nos coloca como desafios central para as próximas décadas.

Coprodução e Educação Ambiental

A coprodução se refere à interação equitativa entre cientistas e diferentes segmentos da sociedade visando o desenvolvimento de produtos, serviços ou decisões com base na integração de conceitos, teorias, métodos e aplicações científicas e tecnógicas. No contexto da Educação Ambiental, o DATAPB busca apoiar a coprodução de práticas de ensino por cientistas e professores de Ciências de escolas públicas, promovendo assim abordagens de ensino de sustentabilidade que combinam a pedagogia crítica e a síntese transdisciplinar de dados quantitativos. 

DATAPB Educação Ambiental: uma rede de coprodução de práticas de Educação Ambiental em estruturação

Em nossa abordagem para Educação Ambiental, o conceito-paradigma que catalisa a síntese de conhecimento entre diferentes disciplinas é a  coviabilidade sociológica. Estamos estruturando, no litoral norte da Paraíba, uma rede de coprodução de práticas que combinam pedagogia crítica e sínteses quantitativas para abordar múltiplos aspectos da coviabilidade de um território atualmente caracterizado por um alto grau de degradação ambiental e vulnerabilidade social. Dessa forma, buscamos fomentar, em longo prazo, a formação de cidadãos preparados para contribuir com a transformação desse território pela combinação da conservação e restauração de ecossistemas, inclusão social e inovação bioeconômica. 

A rede de coprodução de práticas de Educação Ambiental abrangerá escolas urbanas e rurais, incluindo uma diversidade de contextos. Os resultados do projeto serão disponibilizados neste portal, em um repositório público de práticas de ensino integrados às ferramentas de síntese em desenvolvimento pelo DATAPB. Também estamos trabalhando para viabilizar a expansão dessa abordagem para outras regiões do estado da Paraíba com base em uma abordagem de educação à distância. 

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