ciência, tecnologia, inovação e participação para a sustentabilidade
Projetos conectando pesquisa, governança e educação na Paraíba e no Nordeste
O DATAPB é um projeto de pesquisa que envolve cientistas, professores, gestores e lideranças comunitárias em torno do objetivo geral de combinar as mais avançadas ferramentas da tecnologia da informação e da ciêcia de dados com uma visão abrangente sobre os aspectos sociais, econômicos e ambientais da sustentabilidade para fomentar uma rede de projetos de pesquisa, governança e educação promovendo transformações socioculturais, econômicas e ambientais alinhadas com a sustentabilidade.
Conheça os objetivos do DATAPB e suas principais ferramentas:
Garantir a curadoria, acessibilidade e visibilidade de dados científicos sobre sustentabilidade produzidos por instituições da Paraíba e do Nordeste brasileiro
, preservando-os em longo prazo e tornando-os encontráveis, acessíveis, interoperáveis, reusáveis e citáveis,
conforme os princípios FAIR.
Ferramenta:
Repositório Dataverse do DATAPB
Promover a Ciência Aberta e a e-Science na comunidade acadêmica paraibana, incentivando a formação de pesquisadores com competências e habilidades técnicas requeridas para a excelência na gestão de dados científicos e no desenvolvimento de aplicações que reutilizam grandes conjuntos de dados para gerar inovação;
Ferramenta:
Vídeo-palestras e workshops
Desenvolver ferramentas de síntese de dados para subsidiar a aplicação de big data na elaboração de políticas públicas, projetos comunitários e materiais educacionais, demonstrando assim as possibilidade de inovação decorrentes da integração, interoperabilidade e reuso de grandes conjuntos de dados estruturados a partir do repositório Dataverse do DATAPB.
Ferramentas:
Atlas,
Dashboards e Publicações
Desenvolver projetos-piloto aplicando as ferramentas de síntese de dados para elaboração de pesquisas, políticas públicas, projetos comunitários e materiais educacionais, demonstrando assim como a e-Science pode ser aplicada à sustentabilidade com a formação de lideranças multiplicadoras de uma cultura da sustentabilidade e a trasnformação socioecológica de territórios no Nordeste na Paraíba.
Ferramentas:
Projetos
Biodiversidade PB,
Futuro Coviável e
Coviabilidade na Sala de Aula
A relação entre o DATAPB e o LMI IDEAL
A concepção do projeto que deu origem ao DATAPB surgiu no contexto da elaboração do macro-projeto do Laboratório Misto Internacional IDEAL (artificial Intelligence, Data analytics, and Earth observation applied to sust Ainability Lab). O IDEAL é um consórcio de pesquisa socioecológica franco-brasileiro que foi aprovado pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) para o quinquênio 2023-2027, sendo co-liderado pelo Prof. Rafael L. G. Raimundo (Campus IV da UFPB) e pela Dra. Laure Berti-Equille (IRD ESPACE DEV). A seguir, você encontra um resumo de informações sobre o LMI IDEAL, as instituições participantes do consórcio e a rede de transformação adaptativa do IDEAL, a ITAN.
Objetivos do Laboratório Misto Internacional IDEAL:
Promover persquisa transdisciplinar, sínteses de conhecimento e aplicações ligando conceitos, métodos e dados em agroecologia, biodiversidade, hidrologia e sociedade. Para tanto, usamos Inteligência Artificial (IA) e a Ciência de Dados (CD) para diagnosticar as condições socioecológicas de territórios com base em grandes conjuntos de dados. Esses diagnósticos são usados para a co-construção de modelos de transformação adaptativa rumo a paisagens agroecológicas sustentáveis no Nordeste brasileiro.
Os territórios envolvidos no LMI IDEAL ficam nos seguintes estados:
Paraíba
Rio Grande do Norte
Pernambuco
Ceará
Oferecer formação acadêmica e intercâmbios científicos em programas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados aplicados à Sustentabilidade, com a realização de seminários, escolas temáticas e treinamentos via ITAN, a Rede de Transformação Adaptativa do IDEAL (veja abaixo) que irá conectar instituições e territórios encarando desafios similares.
As atividades formativas do DATAPB são parte da ITAN.
A ITAN oferecerá formação para:
Estudantes, Professores, Gestores e
Lideranças Comunitárias
Fortalecer a visibilidade internacional das equipes brasileiras com publicações de alto nível, demonstradores de código aberto e dados FAIR apoiando diferentes atores, incluindo gestores públicos, educadores, lideranças comunitárias e empreendedores, assim apoiando territórios no processo de transição socioecológica.
O IDEAL integra ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização
Instituições integrantes do IDEAL
Fazem parte do Laboratório Misto Internacional IDEAL:
Instituições co-líderes
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Brasil
- UMR IRD Espace pour le développement (ESPACE-DEV) – França
Instituições brasileiras
- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- GBIF Brasil
- INCT Odisseia
- INCT Onda CBC
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
- Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME)
Instituições francesas
- Institut Méditerranéen de Biodiversité et d’Ecologie Marine et Continentale (IMBE)
- UMR IRD Patrimoines Locaux, Environnement et Globalisation (PALOC)
- UMR IRD Unité de Modélisation Mathématique et Informatique des Systèmes Complexes (UMMISCO)
- GBIF France
Conheça a ITAN, a Rede de Transformação Adaptativa do IDEAL
A ITAN é uma rede de transformação adaptativa conectando as instituições, projetos e pessoas que fazem parte do Laboratório Misto Internacional. Saiba mais sobe a ITAN clicando aqui.
+e-Science para Sustentabilidade
a confluência de dois paradigmas
A e-Science e a Sustentabilidade são dois paradigmas centrais para aplicarmos Ciência e Tecnologia no enfrentamento dos grandes desafios do século XXI. Clique sobre o ícone vermelho para assistir.
Rafael Raimundo e Guilherme Dias (UFPB)
e-Science e Sustentabilidade: a confluência de dois paradigmas
Gravação da mesa de abertura do I Simpósio Online de e-Science para a Sustentabilidade promovido pelo projeto DATAPB em março de 2022.